CVN BRASIL

A Amazônia é tomada por facções, que a transformam em um trajeto do crime organizado

A Amazônia se tornou um território cada vez mais disputado pelo crime organizado, com facções como Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC) infiltrando-se no garimpo ilegal, no tráfico de drogas e no desmatamento.

O dano dessa expansão criminosa já é sentido, com o aumento da violência e da degradação ambiental na região. Em 2023, a Amazônia Legal registrou mais de 8 mil mortes violentas, um aumento de 41,5% em relação à média nacional.

A presença das facções se expande rapidamente: de 772 municípios da região, 260 já confirmaram a atuação de grupos criminosos. O Comando Vermelho, com origem no Rio de Janeiro, domina 130 municípios, especialmente em áreas de fronteira com a Bolívia, Peru e Colômbia, enquanto o PCC controla outros 28.

Renato Madsen, coordenador-geral de Proteção da Amazônia na Polícia Federal (PF), afirmou em entrevista ao portal Metrópoles que a força-tarefa da PF está focada em evitar que a região se torne uma nova “rota do crime organizado”, onde a violência e a corrupção crescem paralelamente à destruição ambiental.

A infiltração das facções impulsiona ainda outras redes criminosas, como o tráfico de cocaína, maconha, armas e até de pessoas.

Madsen externou que uma das maiores preocupações da PF é evitar que essas facções criminosas se envolvam diretamente em crimes ambientais.

Conexão Política

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo