Trump e Sheinbaum chegam a acordo, e EUA adiam tarifas de 25% sobre o México
O governo dos Estados Unidos decidiu adiar por um mês a imposição de tarifas de 25% sobre os produtos importados do México, após os dois países chegarem a um acordo. O anúncio foi feito pela presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, nesta segunda-feira (3), por meio de uma publicação feita em seu perfil na rede social X.
Segundo matéria do InfoMoney, Sheinbaum afirmou que a decisão foi tomada após uma “boa conversa” com o presidente americano, Donald Trump. A medida dá mais tempo para negociações e alivia temporariamente o impacto sobre as exportações mexicanas, que poderiam ser fortemente prejudicadas pela taxação proposta pelo governo Trump.
Como parte do atendimento, o México concordou em reforçar a fronteira com os EUA, mobilizando, de forma imediata, cerca de 10 mil soldados de sua Guarda Nacional, com foco especial no combate ao tráfico de drogas, principalmente do fentanil, uma das principais preocupações citadas por Trump.
Do lado americano do acordo, o governo de Trump se comprometeu a trabalhar para evitar o tráfico de armas de alto calibre para o México, um problema que o governo mexicano há tempos denuncia como fator de violência no país.
“Falamos sobre o interesse que ele tem, e que nós também temos, em reduzir o fluxo de fentanil e outras drogas”, complementou a presidente mexicana em coletiva de imprensa após o anúncio do acordo.