Governo propõe reajuste de 10% a policiais e subsídio em 2026

O secretário de Segurança Pública da Paraíba, Jean Nunes, apresentou, nesta quinta-feira (20), uma nova proposta para os representantes das Forças de Segurança do Estado que prevê o aumento gradual de 10% para categoria e a implementação do pagamento por meio de subsídio a partir de janeiro de 2026. O anúncio foi feito, ao Portal MaisPB, após a reunião com os secretários do Estado e os policiais, no Centro Integrado de Comando e Controle da Polícia Militar, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa.
“O governo trouxe a proposta que significa a implantação do subsídio para as Forças de Segurança em janeiro de 2026, a partir da implantação da última parcela da bolsa. A implantação do subsídio, de modo que vai ter aí um valor já fechado a partir da implantação da última parcela da bolsa, que foi um compromisso que está sendo honrado pelo governador. Então 10% de aumento, ou seja, 5% agora e mais 5% em setembro. Então, 10% de aumento”, frisou Jean.
Além disso, Nunes garantiu a implantação das leis orgânicas da Polícias Civil e Militar que vai gerar a progressão de carreira dos oficiais. “O encaminhamento de leis orgânicas que estão pendentes, como a da Polícia Militar, que já está em fase de finalização, também encaminhando isso, que vai gerar aí a possibilidade de novas progressões, de novas promoções. Isso gera também um impacto para o governo do Estado, de aproximadamente 10 milhões só dessas promoções”, afirmou.
A versão dos policiais
A presidente da Associação dos Policiais Civis de Carreira, Suana Melo, mencionou o pagamento subsidiado como um avanço. No entanto, criticou a remuneração com o valor abaixo da média Nordeste.
“Pagar através de subsidio significa pagar numa verba única. 2/3 dos estados já pagam através de subsídio. A outra modalidade é com vencimento e gratificações, que é o que a Paraíba faz. Hoje o policial da Paraíba perde 50% do seu salário por gratificações que não são levadas para aposentadoria (…). O fórum quer solução e nós, infelizmente, não encontramos até agora a proposta dentro daquilo que foi apresentado, que é a média Nordeste”, enfatizou Suana
A Associação convocou para esta sexta-feira (21) uma nova Assembleia Geral da categoria em frente à Granja Santana, às 10h. A Secretaria de Segurança e os representantes das Forças de Segurança marcaram uma nova reunião no dia 17 de março para voltar a discutir as propostas.
MaisPB