MUNDO

“China jogou errado”, diz Trump após anúncio de retaliação contra EUA

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, afirmou que a decisão da China de aplicar tarifas recíprocas de 34% aos Estados Unidos, a partir de 10 de abril, como resposta ao tarifaço anunciado por Trump nessa quarta-feira (2/4) era uma jogada errada. O valor da taxa aplicado pela China é o mesmo anunciado pelos EUA. A infromação é do Metrópoles.

“A China jogou errado, entrou em pânico – a única coisa que não pode se dar ao luxo de fazer”, escreveu Trump em sua rede Truth Social.

O que está acontecendo

– Donald Trump anunciou uma série de tarifas sobre os produtos importados de 117 países pelos EUA.

– O presidente nomeou o momento de “Dia da Libertação”.

– O Brasil foi taxado em 10%, a menor entre as taxas aplicadas pelos EUA.

– Os mercados de ações dos EUA caíram e o dólar americano atingiu a menor cotação em seis meses.

– A União Europeia diversos outros países prometeram retaliação.

– China anunciou irá impor tarifas recíprocas de 34% aos EUA.

As taxas recíprocas entrarão em vigor à 0h01 (horário de Washington) da próxima quarta-feira (9/4). Isso é um acréscimo à tarifa básica de 10% que entra em vigor à 0h01 deste sábado (5).

O secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, afirmou, nessa quinta-feira (3/4), que não há chance de o presidente dos Estados Unidos recuar na imposição de tarifas aplicadas por seu governo sobre os produtos importados de 117 países. O anúncio do Trump causou ondas de choque no mercado global.

“O presidente não vai recuar no que anunciou ontem. Ele não vai recuar. Deixe o negociador fazer seus acordos quando e somente se esses países puderem mudar tudo sobre si mesmos, o que duvido que farão”, disse Lutnick em uma entrevista na CNN.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo