Com voto favorável de Efraim, União Brasil aprova federação com Progressistas

Com o voto favorável do senador Efraim Filho (União Brasil-PB), a bancada do União Brasil aprovou, na noite desta segunda-feira (28), a formação da federação partidária com o partido Progressistas. A cerimônia de lançamento da nova aliança está marcada para esta terça-feira, 29 de abril, às 15h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.
A federação entre União Brasil e Progressistas formará a maior força política do Congresso Nacional, reunindo cerca de 20% dos representantes das duas casas legislativas. Juntos, os partidos somarão 109 deputados federais e 14 senadores, consolidando uma frente robusta no centro da política brasileira.
De acordo com Efraim, presidente do União na Paraíba, “a federação nasce com força dentro do Congresso Nacional e pronta para ser decisiva nas votações dos grandes projetos e na agenda do Brasil”.
O deputado federal Damião Feliciano não participou da reunião da bancada, mas deve participar do anúncio da federação em Brasília nesta terça-feira. A cerimônia também contará com a presença do prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, a 2° maior cidade do estado da Paraíba.
PRESIDÊNCIA NACIONAL DA FEDERAÇÃO
Ficou decidido, entre as legendas, que a presidência nacional da federação será compartilhada pelos partidos. Porém, a partir de janeiro de 2026 ficará a cargo do União Brasil e será exercida pelo atual presidente nacional da legenda, Antônio Rueda.
CANDIDATURAS A GOVERNADOR
Outro ponto bastante debatido, em estados onde não foi possível gerar consensos, como é o caso da Paraíba, Pernambuco e Paraná, o estatuto prevê no artigo 27 que a decisão sobre candidaturas a governador fica a cargo da Direção Nacional da Federação, e deverá ser definida em março de 2026, antes do período da janela partidária.
Observadores da cena política salientam, nas fotos divulgadas pelo partido sobre a reunião que definiu a federação, que Efraim está entre o presidente nacional, Antônio Rueda, e o vice-presidente, ACM Neto, em uma demonstração clara da força de quem é líder da bancada do União Brasil no Senado e presidente da Comissão Mista de Orçamento CMO), a mais cobiçada do Congresso Nacional.
O projeto da federação, segundo líderes partidários da Executiva Nacional de ambas as legendas, foi costurado com muito diálogo, e se apresenta como uma resposta madura ao cenário de fragmentação partidária no país.
“Mais do que um simples bloco parlamentar, a federação pretende ser uma bússola para impulsionar o Brasil rumo a um caminho de equilíbrio e inovação, sempre com responsabilidade fiscal e social”, diz a nota divulgada pelo União Brasil, presidido pelo advogado pernambucano Antônio Rueda.
A expectativa é de que, a partir do lançamento oficial, União Brasil e Progressistas atuem de forma integrada em pautas que favoreçam o desenvolvimento econômico e social do país.