Destaque

Acumulado de chuva aumenta número de açudes sangrando; maioria é no Sertão

O último monitoramento divulgado pela Agência Executiva de Gestão das Águas na Paraíba (Aesa-PB), nesta segunda-feira (10), mostra que 18 açudes ou reservatórios ultrapassaram o limite máximo de capacidade. A maioria está localizada no Sertão do Estado, região que em outros tempos era castigada com a estiagem e seca.

Ponto azul sinaliza que o açude está sangrando (Fonte: Aesa)

No final do mês passado, o Governo da Paraíba tinha registrado 10 açudes sangrando. Responsáveis pelo abastecimento na Região Metropolitana de João Pessoa, os reservatórios de Marés e Gramame estão 88% ambos.

O açude Epitácio Pessoa, que recebe águas da Transposição do Rio São Francisco e abastece a Grande Campina Grande, está com o índice em 45,5%. A Aesa monitora com atenção o açude de Ouro Velho, em Ouro Velho. O manancial tem apenas 0,1% de volume.

No geral, a capacidade de reserva dos açudes na Paraíba é de 45%. Entretanto, de acordo com o presidente da AESA, Porfírio Catão, espera-se um aumento significativo nos próximos meses.

“Estamos com um volume bastante significativo e esperamos nos meses de abril, maio, junho e julho, que são os meses que vamos ter recarga nas outras regiões, para aumentar a  a capacidade para 60% ou 70% para ser usada na  estiagem”, destacou em entrevista ao Programa Hora H, apresentado pelos jornalistas Heron Cid e Wallison Bezerra, na Rede Mais Rádio.

Inmet alerta para mais chuvas 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou toda a Paraíba em estado de atenção para o perigo de fortes chuvas. Segundo o órgão, até às 23h da segunda-feira (10), deve chover entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além da Paraíba, o alerta laranja serve para todos os estados: Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins e parte de Pernambuco, Bahia, Pará, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso.

MaisPB

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo