CVN BRASIL

Adultos entre 35 e 54 anos causam mais acidentes embriagados ao volante, diz pesquisa

Antes eram os jovens, agora são os motoristas mais velhos os principais responsáveis por acidentes que envolvem embriaguez ao volante. Um estudo do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), entre 2010 e 2022, aponta que a população entre 35 e 54 anos é responsável por 35,4% das ocorrências.

Em seguida, aparecem as pessoas com 18 a 34 anos, representando 33% das colisões com uso de álcool ou entorpecentes. Apesar de haver queda de 22,7% no número de óbitos registrado no período analisado, atualmente dez mil pessoas morrem por ano no país.

Segundo a coordenadora da pesquisa, enquanto os mais jovens buscam alternativas que não existiam antes, como os carros por aplicativo, os mais velhos insistem em assumir o volante, mesmo depois de beber.

“Muita gente acha que quando bebe dirige até melhor, quem nunca ouviu isso? Isso é um grande equívoco. A ciência prova que qualque quantidade de álcool altera a capacidade do condutor. Vai alterar o reflexo e o tempo de reação, explica a pesquisadora Mariana Thibeis.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo