CVN PARAIBA

Agevisa manda suspender fabricação e apreender queijos e manteiga da terra

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) publicou no Diário Oficial do Estado, às páginas 31 e 32 da edição deste sábado, dia 26 de abril, as Notas Técnicas nº 002/2025, determinando a suspensão da fabricação, da comercialização, da distribuição, do armazenamento e do transporte e a apreensão dos produtos de todas as marcas produzidas pela empresa F.M Fabricação de Laticínios Ltda., e nº 003/2025, determinando a suspensão da fabricação, comercialização, distribuição, armazenamento, transporte e uso e a apreensão de todos os produtos da marca Caicó, produzidos, distribuídos, comercializados e transportados pela empresa Comercial Caicó Ltda.

A iniciativa foi motivada pelas irregularidades constatadas pela Operação “Saturação”, que reuniu, além da Agevisa/PB, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (MP-Procon) do Ministério Público da Paraíba (MP/PB), as Secretarias de Estado da Fazenda (Sefaz/PB) e de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap/PB) e as Polícias Civil (através da Delegacia de Crimes Contra a Ordem Tributária) e Militar da Paraíba.

A Ação, deflagrada na quinta-feira (24), constatou a produção e falsificação da manteiga da terra “Paulista”, inclusive com uso indevido de registros sanitários e rótulos de outras empresas, e resultou na prisão, em flagrante, de três pessoas (dois gerentes e um médico veterinário) e na apreensão de 300 unidades de manteiga da terra em embalagem pequena, 15 mil litros de leite, três toneladas de margarina e três mil litros de óleo vegetal, além da carga que havia em um caminhão.

Marcas proibidas – Nos termos da Nota Técnica nº 002/2025, da Agevisa/PB, estão suspensas a fabricação, a comercialização, a distribuição, o armazenamento e o transporte dos produtos de todas as marcas produzidas pela empresa F.M Fabricação de Laticínios Ltda., inclusos o queijo de manteiga marca Paulista e a manteiga da terra de marcas Paulista, Rainha Paraibana, Gêmeos, Serrano e Caicó.

Por meio da Nota Técnica nº 003/2025, a Agevisa/PB determinou a suspensão da fabricação, comercialização, distribuição, armazenamento, transporte e uso de todos os produtos da marca Caicó, produzidos, distribuídos, comercializados e transportados pela empresa Comercial Caicó Ltda.

Nas duas Notas Técnicas, a Agevisa/PB determinou também a apreensão, pelos órgãos de Inspeção Sanitária, de todo e qualquer produto relacionados às empresas F.M Fabricação de Laticínios Ltda. e Comercial Caicó Ltda. que estejam sendo expostos e comercializados dentro do território paraibano, e ressaltou que o descumprimento às determinações expressas configurará infração punível nos termos da legislação sanitária vigente, sem prejuízo das responsabilidades civil, administrativa e penal cabíveis.

MaisPB

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo