Aglomerações em campanha eleitoral ligam sinal de alerta de candidato do Podemos a prefeito de Diamante
Períodos de campanha eleitoral no Vale do Piancó costumam ser marcados por atos públicos, carreatas e comícios. É, essencialmente, uma fase em que os candidatos procuram estar mais próximos dos eleitores, ouvir suas demandas e criar um vínculo com a população. Mas esse ano todos esses eventos políticos estão proibidos pela justiça eleitoral em virtude da Covid-19.
As eleições municipais de 2020, no entanto, ocorrem em meio a uma pandemia. E apesar de os dados oficiais apontarem para uma desaceleração das contaminações pelo novo coronavírus, o Brasil continua registrando um número de mortes significativo. Na cidade de Diamante o que se pode ver em alguns grupos de redes sociais são muitos que estão deixando de lado a necessidade de manter o distanciamento social para conquistar o eleitor. E apesar da maioria de outros candidatos a prefeito, a equipe do candidato a prefeito Hermes Filho (Podemos), estão convocando pessoas a estar presentes nas visitas nas comunidades rurais de Diamante , acabando gerando aglomeração. Que poderá a voltar a se repetir as cenas observadas ainda durante a campanha, com aglomerações e desrespeito às normas sanitárias para o controle da Covid-19.
Nas redes sociais e aplicativos de mensagens, circulam mensagens de atos em locais em comunidades rurais para esse final de semana na Vaca Morta e Cabanos , com público bastante superior ao autorizado pela justiça eleitoral em eventos. As máscaras, cujo uso continua obrigatório, também viraram itens menos comuns nas ruas, como notou recentemente pelas imagens de alguns candidatos em Diamante. Até bebida a vontade vai ter.
Algumas recomendações pelo TSE para as eleições desse ano
Em reuniões presenciais, calcular o número de pessoas presentes de acordo com a capacidade da sala, de modo a permitir distanciamento mínimo de 1 metro entre os participantes;
Evitar promover eventos com grande número de pessoas;
Utilizar espaços amplos e abertos para contato com outras pessoas e evitar aglomerações;
Não servir refeições ou realizar outros eventos que impeçam o uso de máscaras faciais;
Evitar a distribuição de material impresso de campanha.
De acordo com o documento expedido pelo juiz no dia 24 de setembro, “ficaram proibidos os atos de propaganda eleitoral de rua que ensejem aglomeração de pessoas, tais como comícios, carreatas e caminhadas, nos Municípios de Boa Ventura, Diamante, Nova Olinda e Pedra Branca, enquanto estes não se enquadrarem na bandeira verde, conforme os termos da classificação dos municípios do Estado da Paraíba em quatro estágios, adotada pelo Decreto Estadual n°. 40.304/20.