DestaqueGeral

ALPB debate obras da transposição do Rio São Francisco no Vale do Piancó

A Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) reuniu parlamentares e representantes de instituições públicas para discutir a chegada da transposição do Rio São Francisco na região do Vale do Piancó. A propositura foi do deputado Nilson Lacerda, que ressaltou a importância do tema ser discutido na ALPB e a luta para o destravamento dos recursos para as obras.

“Debatemos com especialistas no assunto o fato da transposição do Rio São Francisco está no estado do Ceará. Uma obra orçada em R$ 200 milhões. A chegada ao Vale do Piancó já está incluída no programa do Governo Federal, no PAC, e vai beneficiar praticamente os 18 municípios do Vale, que com certeza será a grande redenção para a população desses locais”, disse o parlamentar.

O deputado Taciano Diniz, que preside a Frente Parlamentar das Águas e da Agricultura Familiar da Assembleia, participou das discussões e falou sobre a urgência da chegada das águas do São Francisco na região para a estabilidade hídrica para parte da população paraibana. “Temos acompanhado desde o ano de 2019, no nosso primeiro mandato aqui nesta Casa, buscando essa ponte junto ao Governo Federal em Brasília, por essa extrema, urgente e importante obra de estabilidade hídrica para o Manancial Coremas Mãe d’Água, que garantirá através desse fluxo do Rio Piancó, água para todo o sertão”, destacou Taciano Diniz.

Para o presidente da Aesa, Porfírio Loureiro, a Paraíba é o estado mais beneficiado com a Transposição. Ele também destacou a relevância do tema ser debatido na Casa Legislativa. “Hoje, nós já atendemos mais de 3 mil usuários que utilizam a água da Transposição do São Francisco. Então, mudando a realidade da Paraíba, fomentando o desenvolvimento, fomentando o negócio, fazendo o fluxo reverso dos nossos paraibanos que estavam no Sul e no Sudeste, voltando para a sua terra para produzir, para fincar raízes novamente e desenvolver o nosso estado. É muito importante esse debate e eu agradeço o convite da Assembleia”, disse.

A audiência contou com a participação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, a Codevasf. O engenheiro Valdiney Amorim integrou a mesa de discussão e falou sobre o desenvolvimento do estado a partir da chegada das águas do São Francisco. “Após a conclusão em Monteiro, a Codevasf, por ser vinculada ao Ministério da Integração e ter suas experiências de operação nos projetos de irrigação dela, foi chamada para ser operadora da transposição, desde a Barra de Itaparica até Monteiro. Mas, ela faz só a operação integrando a água em Monteiro. A partir daí, a gestão é do estado. Então, a perspectiva é que em breve a transposição também chegue no Vale do Piancó. Depende da conclusão das obras e testes operacionais que o ministério faz. ”, explicou o engenheiro.

Os deputados Alexandre de Zezé, George Morais, e o ex-deputado Jeová Campos também participaram da audiência pública.

ALPB
Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo