ASSISTA: Aluna de 18 anos da zona rural e de escola pública de Itaporanga tira uma das maiores notas da PB na redação do Enem
Moradora da zona rural de Itaporanga sonha em fazer faculdade de história
A aluna da rede estadual da escola ECIT Mons. José Sinfrônio de Assis Filho em Itaporanga, Fabricia Bezerra de 18 anos apenas, conquistou 980 pontos na redação do Enem de 2021, sendo uma das maiores da Paraíba e do Brasil.
Morando na zona rural na comunidade Cardoso de Baixo em Itaporanga, uma aluna focada que orgulha qualquer pai e mãe que sempre colocou os estudos em primeiro lugar que agora sonha em cursar historia na faculdade.
Fabricia, atribui suas vitórias aos pais a sua escola ECIT e ao professor Ivo do ARGUMENTAR: Ela Sempre quis provar a eles que ‘filha humilde e da zona rural também pode almejar seus sonhos de estudar’. Depois de tantos obstáculos, o casal descobriu que a jovem estava entre os candidatos que tiraram nota 980 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Paraíba. Minha situação de morar na zona ruaral e estudar em escola pública não me impediu de correr atrás do que eu queria”, conta Fabricia. A jovem estudante fala hoje em dois idiomas inglês e espanhol que aprendeu falar sozinha.
No Vale do Piancó, a Assessoria de Redação Argumentar, dirigida pelo professor Ivo Filho, tem um número histórico de pontuação na redação do Enem. Além de ser a única nota 1000 da Região, ela conseguiu um feito de premiar 34 estudantes com notas iguais e maiores que 900 pontos e 60 com notas iguais e maiores que 800 pontos.
“Esse resultado é um reflexo de um trabalho sério, profissional, que envolve pessoas capacitadas. Os estudantes estão de parabéns porque souberam se doar, se cobrar e, certamente, foram premiados”, pontua Ivo, que é mestre em Letras, especialista em Educação, autor de quatro livros e atua no magistério há 26 anos.