ASSISTA, Furto de água: adutora que abastece Itaporanga vindo de Nova Olinda é alvo de ação criminosa, diz CAGEPA
Quase 30 mil pessoas que moram no Município de Itaporanga, estão com o abastecimento de água sob constante ameaça de interrupção. Isto porque a adutora que vem de Nova Olinda para Itaporanga tem sido alvo de ação criminosa com desvios de água na tubulação.
Como alternativa para garantir acesso hídrico aos Itaporanguenses o governo do estado construiu uma adutora, do reservatório até a cem Nova Olinda , com 40 km de extensão. No entanto, este equipamento tem sido alvo de ações criminosas, trazendo ainda mais obstáculos para a segurança hídrica de Itaporanga. Ao longo de toda a extensão da adutora, criminosos estão afrouxando as braçadeiras da adutora e até furando a tubulação. “Com isso, ocorre um vazamento da água que pode ser utilizada em benefício próprio, como também para irrigar, explica o diretor da CAGEPA de Itaporanga , Pedro Filho. Ele pondera que esta prática visa “ludibriar” o sistema de identificação de crimes. “É normal que ocorra queda de vazão até a chegada na estação de tratamento por vazamentos inerentes ao equipamento, o que não é comum, nem legal, é que este vazamento seja forçado pela ação do homem.
Durante toda essa semana um grupo composto por membros da CAGEPA estão fazendo uma inspeção em áreas denunciadas por moradores. Em alguns km da adutora , as equipes atestaram o furto de água. A CAGEPA não revelou quanto, em litros, foi furtado na adutora, contudo, Pedro garantiu que o crime “compromete o abastecimento de toda a cidade”.
Por esse problema o município de Itaporanga irá passar atualmente, por rodízio de água. “Com esses furtos, esse calendário é afetado. Ainda não conseguimos mensurar quanto foi furtado, mas os danos à população podem ser graves”, disse.
TV CVN