DestaqueVALE DO PIANCÓ

ASSISTA: Motorista relata a precariedade nos ônibus escolares de Pedra Branca.”Por não ter farol já cheguei a usar lanterna do celular “.

Na  Live ocorrida nesta quarta feira (12), o motorista de transporte escolar da cidade de Pedra Branca Antônio Lostrosa relatou através de entrevista o mesmo   flagrou diversas irregularidades nos  transporte escolares de Pedra Branca, sem os requisitos de segurança viária, pondo em risco à vida dos estudantes e dos demais usuários da cidade.

Em relato Antonio nos disse que já viu os ônibus sem rodas, sem direção, sem farol e por não ter farol já cheguei a usar lanterna do meu celular, além de péssimas estradas vicinais na zona rural do município. Os transportes encontrava-se em mau estado de conservação como não possuía os dispositivos de visão indireta retrovisores, sensores de aproximação, sistema de abertura e fechamento da porta e assim comprometendo os veículos e os deixando sem condições de trafegar com os estudantes.

Com o sacolejo nas estradas de Pedra Branca causado pelos buracos na via de terra, não são raros acidentes no percurso. Segundo o motorista “crianças menores costumam cair no assoalho do veículo e por vezes chegam sujas no colégio, sem contar que tem alguns alunos que não consegui  alcançar o corrimão, então eles se pendura nas partes internas para se segurar”.

 

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), o transporte escolar é de responsabilidade dos municípios e do Estado.

Exigências legais

Os condutor de um veículo de transporte escolar deve ter ao menos 21 anos de idade, ser habilitado nas categorias D ou E e possuir curso específico para exercer a atividade, ministrado por instituição credenciada pelo Detran. Outro requisito é não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, nos últimos 12 meses.

Além da documentação regular, o veículo deve ter, entre outros itens, autorização para o trânsito de transporte escolar afixada em local visível; faixa com a inscrição ‘escolar’ nas laterais e na traseira; registrador instantâneo de velocidade e tempo (tacógrafo); cinto de segurança em número igual à lotação do veículo e em perfeitas condições de uso; e pneus em bom estado de conservação.

Eventuais denúncias sobre veículos em situação clandestina que transitem em rodovias federais, ou que não cumpram todos os requisitos legais para executar o serviço, podem ser feitas pelo telefone de emergência da Polícia Rodoviária Federal, o 191, inclusive de forma anônima.

 

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo