DestaqueVALE DO PIANCÓ

Banda com músicos de Itaporanga realiza homenagens para mães pelas ruas de João Pessoa

jornada começa às 2h30 da manhã do Dia das Mães com uma reunião para relembrar o repertório. Depois de uma hora da “concentração”, o grupo sai às ruas para visitar a mãe de cada um levando música e carinho no dia em que se comemora o dia delas. Essa é a Banda das Mães, que existe há mais de 20 anos e hoje é formada por 15 músicos de João Pessoa.

“Temos um repertório exclusivo só para a banda. São músicas como ‘Nossa Senhora’ e ‘Como é grande o meu amor por você’. Sempre começamos com ‘Mãezinha querida’ e depois tocamos umas duas músicas que o músico acha que pareça com a mãe dele”, explicou Márcia Araújo, que toca percussão no grupo.

O grupo sai do bairro de Mangabeira e, quando as casas são próximas, eles seguem a pé, fazendo a serenata no meio da rua. “Os vizinhos saem pra olhar. A recepção é incrível. Além das mães, homens e crianças também ficam na calçada para ver. Tem rua em que a gente é aplaudido”, comentou. Na formação atual, a banda também passa pelos bairros dos Bancários, Centro, Distrito Mecânico, Esplanada, Funcionários, Colinas do Sul, Água Fria e Valentina.

Mas são as mães que mais aproveitam a homenagem. Para Maria Iracema Andreza, de 72 anos, a emoção continua mesmo depois de 13 anos de serenatas. “É fabulosa. Uma riqueza de criatividade, uma bondade muito grande da turma que compõe a banda. No lugar de eu estar acostumada, eu sinto muito mais emoção, já que eu estou ficando mais velha e esse lado sentimental aflora mais”, relatou a mãe do percussionista Glauco Andreza.

Músicos também entregam flores para as mães (Foto: David Matias/Arquivo Pessoal)Músicos também entregam flores para as mães
Foto: David Matias/Arquivo Pessoal)

“Eles surpreendem a cada ano. Além de tocarem três ou quatro músicas, eles também já entregaram um CD de Dia das Mães que eles gravaram, já entregaram flores. Vamos ver o que eles vão fazer esse ano”, lembrou Andreza.

Todos os integrantes da banda são amigos e participam de diferentes grupos de música em João Pessoa. “É muito gratificante. Não só pra elas, mas pra a gente também. Todo ano a gente toca as mesmas músicas, mas a recepção é 100%. Todo mundo se emociona, as mães e os componentes da banda, como se fosse a primeira vez”, contou Márcia.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo