Bolsonaro defende fim de cursos nas autoescolas
O presidente Jair Bolsonaro apoiou, nesta quinta-feira (25), a extinção dos cursos de formação para novos motoristas. “Eu acho que nem deveria ter exame de nada. Você faz uma parte escrita e vai para a prática, nem precisa cursar em autoescola”, declarou o presidente, em vídeo ao vivo transimitido online.
No discurso. Bolsonaro afirmou que aprendeu a dirigir quando criança, sem ajuda de curso. “Com 10 anos de idade eu estava dirigindo trator na fazenda em Eldorado Paulista (SP).”
No entanto, o presidente deixou claro que a proposta ficará para um segundo momento, pois a prioridade é reduzir o custo da carteira de motorista.
Bolsonaro aproveitou a live para pedir ajuda do Congresso Nacional para acabar com a obrigatoriedade de exames médicos em clínicas conveniadas com os Detrans.
Bolsonaro já havia pedido que fosse analisado um projeto de lei pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal para acabar com a prática dos simuladores. Além disso, foi proposto a ampliaçãoda validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de 5 para 10 anos para adultos, e de 2,5 anos para 5 anos para os idosos. Além do aumento do limite de pontos para cassação da carteira, que dobrará de 20 para 40 pontos.