Cabo Gilberto e deputados pedem impeachment de Lula
Um pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi apresentado nesta última quarta-feira (31) por 33 deputados federais. O documento foi enviado ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), que deverá analisar a proposta e decidir se ela segue para votação. Uma das figuras que encabeça o movimento é o paraibano Cabo Gilberto (PL).
No documento, que pode ser lido na íntegra aqui, os deputados apontam crime de responsabilidade por parte do presidente, com ameaças à autoridade legislativa e ao Poder Legislativo com um todo. Ambas as denúncias se referem ao episódio em que Lula afirmou que, na época em que estava preso, queria “foder esse Moro”. Na época, o atual senador era juiz da Operação Lava-Jato.
“Ao perceber que havia ultrapassado os limites de dignidade, ética e decoro, pediu aos jornalistas que cortassem “a palavra ‘f…’ aqui”. Com ou sem esta palavra, já estaria configurado o crime de responsabilidade do Presidente naquele momento por ameaça a representante da nação”, revela o documento.
Em outro dia, durante um evento governamental, o petista expôs sua opinião sobre uma possível armação do Primeiro Comando da Capital (PCC) contra a vida do senador. Ele se referiu ao assunto como “mais uma armação de Moro”, o que também gerou uma repercussão negativa nos deputados, que destacaram as falas do presidente.
“Pode-se perceber a existência de duas reações do presidente ao atentado: uma contra a instituição e outra contra a sociedade. O Presidente da República mina a resposta que a sociedade exige das instituições ao descredibilizar o ataque, sendo ele o chefe das mesmas e o maior representante nacional”, enfatizaram os deputados.
Confira o nome de todos os 33 deputados que pedem impeachment de Lula
– Bibo Nunes (PL);
– Capitão Alden (PL);
– Delegado Ramagem (PL);
– Amália Barros (PL);
– André Fernandes (PL);
– Bia Kicis (PL);
– Carlos Jordy (PL);
– Caroline Rodrigues de Toni (PL);
– Chris Tonietto (PL);
– Daniela Reinehr (PL);
– Deltan Dallagnol (Podemos);
– Delegado Éder Mauro (PL);
– General Girão (PL);
– Evair Vieira de Melo (PP);
– Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL)
– Dr. Frederico (Patriota);
– Cabo Gilberto (PL);
– Sargento Fahur (PSD);
– Gilson Marques Vieira (Novo);
– Gilvan da Federal (PL);
– Dr. Jaziel (PL);
– Júlia Zanatta (PL);
– Delegado Caveira (PL);
– Tenente Coronel Zucco (Republicanos);
– Luiz Lima (PL);
– Marcel Van Hattem (Novo)
– Zé Trovão (PL);
– Maurício Marcon (Podemos);
– Nikolas Ferreira (PL);
– Coronel Telhada (Progressistas);
– Professor Paulo Fernando (Republicanos);
– Delegado Paulo Bilynskyj (PL);
– Silvia Waiãpi (PL).
Mais um pedido de impeachment contra Lula
Depois de protocolado, o Governo Lula chega ao seu sétimo pedido de impeachment, antes do terceiro mandato do petista completar três meses. Um desses pedidos ocorreram no começo de março, quando o deputado bolsonarista Carlos Jordy (PL) apontou um suposto crime de responsabilidade na invasão às sedes dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro, em Brasília.
Leonardo Abrantes – MaisPB