Cadeias de Itaporanga, Coremas, Piancó e Conceição começa a implantar tornozeleiras eletrônicas para monitoramento de presos nos regine semi aberto e aberto
Começou nesta terça-feira a instalação de monitoramento eletrônico (tornozeleira) nos presos do regime semiaberto e aberto, que cumpre prisão nas cadeias de Itaporanga, Conceição, Coremas e Piancó.
A implantação é Iniciativa dos juízes de execução das comarcas do Vale do Piancó em Parceria com Secretaria de Administração Penitênciaria.
Além de disponibilizar vagas no sistema penitenciário nas cadeias do Vale que se encotra com sua capacidadede lotação, o monitoramento por tornozeleiras modernizará a estrutura de execução penal da região e reduzirá os gastos com encarceramento e garantirá ainda maior controle na fiscalização dos condenados que cumprem pena fora das penitenciárias.
O equipamento instalado no preso é semelhante a um relógio de pulso e pesa cerca de 150 gramas. A bateria do aparelho dura, no mínimo, dois dias, e o carregamento acontece em menos de uma hora, em uma fonte de energia. O aparelho funciona por GPS, sendo que o fornecedor é obrigado a oferecer, no mesmo equipamento, um segundo modo de localização alternativo, com a identificação por rádio frequência.