CAGEPA garante que a qualidade da água distribuída em Itaporanga segue os procedimentos padrão
A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) responde oficialmente a matéria recentemente veiculada com a seguinte nota:
“Sobre as informações contidas no mapa da água, divulgado nesta segunda (7), vimos inicialmente tranquilizar toda a população paraibana sobre a qualidade da água distribuída pela Cagepa no estado. Nossas equipes realizam constantemente o controle da água, conforme os planos de monitoramento definidos pela Portaria de Potabilidade, com aprovação inclusive das Vigilâncias Sanitárias municipais.
Dessa forma, a Cagepa garante a qualidade da água que distribui à população das cidades de Itaporanga e de Água Branca.
A empresa vem exercendo ações para aperfeiçoar seus sistemas de tratamento para produzir água de qualidade e reduzir o tempo das ações corretivas, tomando as devidas providências nos casos pontuais de desconformidade. As substâncias questionadas na reportagem possuem um aparecimento pontual e sazonal, acompanhando estiagens rigorosas e recorrentes, como as enfrentadas no nosso Estado nos últimos 5 anos. A companhia, no entanto, mantém-se em alerta e já está tomando providências para que o mesmo não ocorra novamente.
Acrescentamos que, quando são identificados resultados com valores acima do VMP (Valor Máximo Permitido), agimos de maneira rápida, com medidas a curto prazo. As primeiras são ações praticadas na rede de distribuição, como as descargas para limpeza das tubulações e troca da água presente em seu interior, por exemplo. Além disso, fazemos uma avaliação, verificação e investigação no local a partir dos dados obtidos, alertando os setores responsáveis sobre medidas operacionais que podem mitigar os problemas, como correções nas dosagens de cloro utilizadas, por exemplo.
Destacamos por fim que a Cagepa está em alerta constante em relação às substâncias que geram riscos à saúde, e que possam estar presentes na água. Seguimos com o monitoramento da água distribuída, da água tratada e dos mananciais de abastecimento, e, em conjunto, desenvolvendo novas ações e políticas para garantir a entrega de água segura e de qualidade aos cidadãos de Itaporanga e Água Branca”.