Destaque

Câmara começa analisar contas do ex-prefeito Berguim, mas não votação (da 2015)por algum erro no prazo deve deixá-lo inelegível

A Câmara de Itaporanga, através de suas comissões, começa nesta segunda (19) e terça-feira (20) a se debruçar na apreciação dos pareceres enviados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) quanto à prestação de contas do ex-prefeito Audiberg Alves (PSB), referentes aos exercício de 2015 e 2016, ambas reprovadas pela Corte. Entretanto, a câmara não votou às de 2015 dentro do prazo de 60 dias determinado pelo tribunal, que pode ensejar na inelegibilidade do ex-gestor pelos próximos oito anos.

As de contas de 2015 foram reprovadas em 13 de fevereiro de 2019 e o TCE enviou o parecer para a Câmara de Itaporanga, no dia 16 de maio, citando prazo de 60 dias para se pronunciar (votar) “sob pena de prevalecer o entendimento manifestado por esta Corte” que só pode ser modificado por, no mínimo, 2/3 (7 votos). O próprio presidente da Casa, vereador Jucivan Araújo (PT) foi quem recebeu o parecer (clique pra ampliar na foto abaixo) no dia 28 de maio.
Ofício TCE-PB PC 2015 enviado 16/05/2019
Ofício TCE-PB PC 2016 enviado 30/07/2019
Ofício TCE-PB PC 2017 enviado 30/07/2019

Desde maio que o ex-prefeito e vereadores questionavam a demora, haja vista que ele sempre se disse tranquilo quanto à aprovação (pela câmara) logo que chegasse. Os vereadores Márcio Rodão e Jailson de Zeca chegaram a pedir explicações à secretaria da Casa quanto à demora e tiveram como resposta de que iria consultar o tribunal. Jucivan não comunicou o recebimento, segundo o mesmo “por achar que havia recebido um ofício normal, como muitos outros”.

Foi o que disse na sessão de quinta-feira (15) quando comunicou ao Plenário que estaria enviando às comissões para análise e, provável, votação no fim do mês, pareceres das referidas contas – que daria 90 dias (30 além do prazo). “O senhor recebeu quando esse ofício”, questionou Márcio ao pedir à palavra. “Reconheço que foi um erro meu (não ter comunicado antes), tá fora do prazo…mas também tá dentro (?)”, disse.
Nesse período o tribunal já havia reprovado outra conta (2016) do ex-gestor e aprovado uma (2017) do atual cujo pareceres de ambos foram enviados no dia 30 de julho último. Em contato com o Blog, o ex-prefeito continua confiante na aprovação de suas contas pela câmara, enquanto, vereadores se mostram céticos e estranhando o caso. “Tem algo muito estranho acontecendo e (Berguim) pode estar inelegível por um erro desses”, disse um deles.
E o que acontece agora? Pergunta a população em geral. Bem, Audiberg é o nome do governo para a sucessão de 2020 por ser o mais forte do esquema governista (entre o atual prefeito e um outro nome) como aponta pesquisa encomendada e realizada em junho passado. Para o TCE vale o parecer do tribunal já que a câmara não votou dentro do prazo (60 dias), apesar de decisão do STF determinar que apenas o Poder Legislativo pode tornar o político inelegível.

O fato é que o Ministério Público tem optado por pedir indeferimento e a Justiça Eleitoral confirmado de todos registros de candidaturas de políticos com contas reprovadas em tribunais. Com esse enredo, as contas do ex-prefeito serão analisadas manhã, pela Comissão de Orçamento e Finanças, e na terça-feira, pela de Redação e Justiça, para depois serem votadas provavelmente no fim do mês. O placar está hoje em 9 à 1 em prol do ex-prefeito.

 

Rps1

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo