Canadá recomenda 2ª dose de vacina da Pfizer ou Moderna para imunizados com a AstraZeneca
O Canadá passou a recomendar que pessoas tomaram a primeira dose da vacina da AstraZeneca/Oxford contra a Covid-10 recebam, preferencialmente, um imunizante desenvolvido a partir de tecnologia de mRNA (RNA mensageiro), como as vacinas da Pfizer/BioNTech e da Moderna. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
Segundo o Naci (comitê canadense consultivo sobre imunização, em tradução livre), a nova recomendação, publicada na última quinta-feira (17), é baseada em evidências recentes de uma potencial resposta imune melhor com a mistura de diferentes imunizantes.
“Novas evidências estão começando a surgir, sugerindo que as respostas imunológicas são melhores quando uma primeira dose da vacina AstraZeneca é seguida por uma vacina de mRNA como segunda dose”, disse, em nota anexada à atualização, Shelley Deeks, diretora do Naci.
O comitê também afirma que mesclar a vacina da AstraZeneca com outras ajuda na mitigação do raro risco de coágulos (em um quadro conhecido como trombose com trombocitopenia) associado aos imunizantes desenvolvidos a partir de vetores virais.