Destaque

Cariri e Sertão devem registrar fortes chuvas até março

O ano de 2024 começou com grandes pancadas de chuvas em diversas regiões da Paraíba. De João Pessoa ao Sertão, o 1º de janeiro foi marcado por precipitações elevadas, alagamentos de ruas e registros de açudes sangrando.

Em boletim divulgado pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa-PB), o órgão afirma que deve continuar chovendo dentro da média histórica até o mês de março principalmente no Cariri, Sertão e Alto Sertão.

A conclusão foi elaborada em conjunto com meteorologistas de vários estados e técnicos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

De acordo com o Prognóstico Climático elaborado pela Aesa a tendência é de que as chuvas ocorram dentro da normalidade e os índices podem variar em até 25% para mais ou para menos em relação à média histórica.

No Alto Sertão a média do trimestre é 480,3 milímetros, e a quantidade esperada pode ficar entre 360,2 e 600,4 milímetros. Já no Sertão a climatologia do período é de 385 milímetros, podendo ficar entre 360,2 e 600,4 milímetros. A previsão para o Cariri/Curimataú no período de janeiro a março do próximo ano é de 204 milímetros, podendo ficar entre 153 e 255.

MaisPB

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo