CVN POLITICA

Centrão prepara armadilha para Lula no congresso: “Será a primeira derrota”

Integrantes de partidos do Centrão da Câmara e do Senado já avisaram ao núcleo político do governo Lula que devem votar contra trechos de duas medidas provisórias encaminhadas pelo Poder Executivo relacionadas ao voto de qualidade no Carf e à reestruturação da Esplanada dos Ministérios.

A retomada do voto de qualidade no Carf, por MP, não foi bem digerida por integrantes de União Brasil e PP. O governo Lula retomou esse instituto, argumentando que as alterações feitas durante o governo Jair Bolsonaro beneficiavam poucas empresas, sob uma renúncia fiscal bilionária.

Segundo dados do Ministério da Fazenda, as ações que aguardam julgamento no Carf discutem o pagamento de até R$ 1,05 trilhão em impostos. Desse montante, R$ 781 bilhões (74%) estão concentrados em 1,5% dos processos.

Parlamentares que são contra a MP argumentam que o fim do voto de qualidade no Carf não pode ser visto como uma simples renúncia fiscal por parte do governo. Para eles, a MP vai sufocar empresas, principalmente se não houver um plano de parcelamento de dívidas para aquelas que forem eventualmente condenadas pelo colegiado.

Sobre a MP que reestrutura a esplanada, o Centrão pretende derrubar o trecho que transferiu a Conab do Ministério da Agricultura para o Ministério do Desenvolvimento Agrário. A pressão vem principalmente da bancada ruralista, que ainda tentava manter controle sobre o órgão.

A ideia, inicial, era que fosse indicado um nome ligado à essa bancada para comandar a Conab. No fim, a estatal ficou sob o controle do ex-deputado estadual petista Edegar Pretto (RS).

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo