Chuvas fortes deixam quatro açudes sangrando no Cariri e no Sertão da Paraíba e Boqueirão ultrapassa 52% de sua capacidade
Chuvas e água em abundância. Quatro açudes da Paraíba estão sangrando após o volume de chuvas fortes que aconteceram nas regiões do Sertão e do Cariri do estado, enquanto o açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, ultrapassou os 52% de sua total capacidade de armazenamento.
Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), há ainda 92 açudes em normalidade, 16 em observação e 23 açudes em situação crítica. São classificados em situação normal os açudes que apresentam mais de 20% do volume total. Já os que estão com menos de 20% da capacidade se encontram em observação. Os que estão em situação crítica têm menos de 5% do volume.
Os quatro açudes que estão sangrando ficam nas regiões do Sertão e do Cariri da Paraíba. Dois deles estão localizados na cidade de Monteiro; os demais estão nos municípios de Juru e Camalaú. Atingiram a capacidade máxima, o a açude Poções e o açude São José II em Monteiro, o açude Glória em Juru e o açude de Camalaú.
Com capacidade máxima de 29.861.562 m³ de água,o açude de Poções está com 31.949.776 m³ , o que representa 106,99% do total. Já o açude São José II, tem capacidade máxima de 1.311.540 m³ e o volume atual de 1.313.847, o que representa 100,18% do total.
O açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, também recebeu uma boa recarga com as primeiras chuvas deste ano. O manancial construído há mais de 60 anos pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) e que é responsável por abastecer mais de 1 milhão de paraibanos, não sangra desde 2011. Este ano, com a chegada das chuvas, e as cheias dos Rios Paraíba e Taperoá, Boqueirão vive uma nova expectativa de sangria.
O açude responsável pelo abastecimento de Campina Grande e mais 18 municípios do Compartimento da Borborema, amanheceu hoje, terça-feira (21/01), com 246,68m³, que representa mais de 52% da capacidade total de armazenamento que é de 466.525.964 m³ (46,21%).
A expectativa é que este ano, o açude atinja a sua capacidade máxima e transborde. Construído pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca em 1957, Boqueirão já registrou, pelo menos, 18 sangrias. A última sangria foi registrada em 2011.
A chuva registrada em São Domingos do Cariri, no começo da semana, foi quatro vezes mais do que o esperado para o mês de janeiro. Outras cidades também tiveram fortes chuvas. Em Sumé, choveu 80 milímetros e ruas chegaram a ficar alagadas.
O Sertão também tem registrado fortes chuvas. Nesta quarta, a cidade de Salgadinho registrou 43,1 milímetros de precipitações, bem mais do que o esperado para o período, que era 32,1 milímetros.
Severino Lopes
PB Agora