Condenado por improbidade, Audiberg lança mulher como candidata a prefeita de Itaporanga
O ex-candidato a prefeito de Itaporanga (PB) pelo PDT, Audiberg Alves, Berguinho, teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral na última quinta-feira (15) e resolveu lançar a mulher, a psicóloga Naura Ney, na disputa ao pleito de 15 de novembro em seu lugar. O anúncio foi feito após uma reunião com os presidentes que compõem a coligação da chapa.
Berguinho havia anunciado que ia recorrer da decisão da juíza eleitoral Brena Brito, da 33ª Zona Eleitoral, que barrou sua candidatura, junto ao TRE, no entanto, não teve outra saída a não ser a desistência, uma vez que teve o pedido de registro indeferido, e o processo ia demorar para ser revertido.
Audiberg foi condenado em trânsito em julgado em 2019 por prática de improbidade administrativa e ficou inelegível pelo prazo de cinco anos, podendo só concorrer a um cargo eletivo em 2024.
Portais de notícias já haviam especulado que Berguinho fosse lançar a esposa, pois ele sabia da situação de inelegibilidade e estava tentando ganhar tempo usando o próprio nome.
Naura irá disputar as eleições pelo mesmo partido, PDT, ao lado da candidata a vice Luywka (Republicanos).
Atualiza Paraíba