CVN BRASIL

Coronavac encalha e governo Lula desperdiça R$260 milhões em vacinas

Com baixa procura e com campanha de vacinação em segundo plano pelo Ministério da Saúde, o imunizante conhecido como Coronavac encalhou no estoque gerou desperdício de ao menos R$260 milhões.

O ministério comandado por Nísia Trindade dispensou proteção contratual que obrigava o Instituto Butantam a substituir lotes com validade inferior ao prazo definido em contrato. As informações foram reveladas pelo jornal Folha de São Paulo e obtidas via Lei de Acesso à Informação.

O jornal destaca que a conta do prejuízo é conservadora, já que o “vacinômetro” mostra aplicação de apenas 260 mil unidades, ou seja, mais de 97% da compra pode ter sido desperdiçada.

O Ministério da Saúde não respondeu ao pedido de explicação sobre o motivo de ter mantido a compra da vacina que, por não estar mais atualizada, já estava em desuso no SUS, além de não confirmar quantas doses foram perdidas e quantas seguem no estoque.

Diário do Poder

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo