Decreto da Prefeitura de Itaporanga adequa as medidas de segurança à Bandeira Laranja.
O prefeito de Itaporanga, Divaldo Dantas, assinou na tarde do último domingo (14/06), o Decreto nº 184/2020 que dispõe sobre a adequação do Decreto nº 175/2020, que adotou medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo Novo Coronavírus (COVID-19), ao Plano Novo Normal, criado pelo Governo do Estado da Paraíba.
De acordo com o Plano Novo Normal Paraíba, Itaporanga recebeu classificação para BANDEIRA LARANJA nessa primeira fase do plano de retomada.
Ainda de conformidade com o Decreto Estadual e a Norma Técnica que institui o plano, na Bandeira Laranja, só poderão abrir os estabelecimentos considerados como sendo de Atividades Essenciais, os Salões de Beleza, Barbearias e demais estabelecimentos de serviços pessoais (clínicas de estéticas etc) e também poderão ser realizadas Missas, Cultos e demais cerimônias religiosas, com ocupação máxima de 30% da capacidade e observando todas as normas de distanciamento social.
As lojas e demais estabelecimentos comerciais poderão continuar funcionando exclusivamente para entrega de mercadorias (delivery), inclusive por aplicativos, e como pontos de retirada de mercadorias (drive trhu), vedado, em qualquer caso, o atendimento presencial de clientes dentro das suas dependências.
De acordo com o Prefeito Divaldo Dantas, a Prefeitura de Itaporanga tem implementado diversas ações no combate ao coronavírus, a fim de diminuir os riscos de contágio e possibilitar que o município possa alcançar os índices necessários para chegar as fases estabelecidas para retomada das atividades econômicas.
Para o Prefeito Divaldo Dantas “Nesse momento é muito importante que toda população continue colaborando na prevenção e no combate ao coronavírus, principalmente intensificando o distanciamento social, necessário para o controle da doença. Esperamos que em conjunto, Prefeitura, Sociedade Civil Organizada, Comerciantes e toda população, possamos minimizar ao máximo a transmissão do vírus, para que possamos o mais breve possível, receber nova classificação que possibilite a retomada segura das atividades econômicas em nossa cidade” frisou.
O primeiro caso de coronavírus foi notificado no dia 02 de maio, e até a presente data foram notificados 09 casos no total, com 02 recuperados e 01 óbito.