Desabamento de mina de ouro na Venezuela deixa mortos e soterrados
Moradores lamentam a trágica confirmação do desabamento de uma mina de ouro que ocorreu na terça-feira (20), na região da cidade de La Paragua, no estado de Bolívar, na Venezuela. Segundo a autoridade local, Yorgi Arciniega, pelo menos 30 pessoas morreram e cerca de 100 se encontram soterradas no local.
O que causou o desabamento da mina?
A mina conhecida como Bulla Locacerca, localizada aproximadamente 750 quilômetros a sudeste de Caracas, desabou numa área de difícil acesso por volta das 15h, horário local. As causas do desabamento ainda não foram determinadas.
Desafios para o resgate
Para Edgar Colina Reyes, secretário de Segurança Cidadã do Estado de Bolívar, o alcance real do acidente ainda é incerto. Devido à dificuldade de chegar ao local, o secretário afirmou à CNN ter confirmado apenas dois óbitos e dois feridos até o momento. Espera-se uma avaliação mais precisa assim que a equipe de resgate chegar ao local do desabamento.
Um antigo problema
O estado de Bolívar, região florestal localizada a sudeste do país, sofre há anos com a mineração ilegal de ouro e outros minerais. Nos últimos anos, essa atividade informal, muitas vezes mantida por grupos criminosos, cresceu drasticamente, até atingir o território do Parque Nacional Canaima, localizado na fronteira entre a Venezuela e o Brasil.
Ocorrências anteriores
O último grande desabamento em mina ocorreu em 8 de dezembro de 2023 na mina de ouro na Paraíba de San José de Wadamapa, na Gran Sabana, também localizada no estado de Bolívar, onde ocorreu o recente colapso da mina Bulla Loca. Na época, foi reportado um total de 10 mortes.
Contudo, organização não governamental SOS Orinoco, condena a periculosidade dessas atividades, alegando que a situação é pior do que os números oficiais. Em sua última publicação em X, a organização mencionava um desabamento semelhante que ocorreu no dia 12 de novembro, onde apenas feridos foram registrados, acrescentando que o número de mortos chega a 18 e 3 brasileiros ficaram feridos.
A recorrência destes incidentes destaca a necessidade urgente de ação por parte dos órgãos responsáveis. Assim como o aumento na segurança e fiscalização das atividades de mineração na região para prevenir mais perdas trágicas.
O Antagonista