MUNDO

Desabamento de mina de ouro na Venezuela deixa mortos e soterrados

Moradores lamentam a trágica confirmação do desabamento de uma mina de ouro que ocorreu na terça-feira (20), na região da cidade de La Paragua, no estado de Bolívar, na Venezuela. Segundo a autoridade local, Yorgi Arciniega, pelo menos 30 pessoas morreram e cerca de 100 se encontram soterradas no local.

O que causou o desabamento da mina?

A mina conhecida como Bulla Locacerca, localizada aproximadamente 750 quilômetros a sudeste de Caracas, desabou numa área de difícil acesso por volta das 15h, horário local. As causas do desabamento ainda não foram determinadas.

Desafios para o resgate

Para Edgar Colina Reyes, secretário de Segurança Cidadã do Estado de Bolívar, o alcance real do acidente ainda é incerto. Devido à dificuldade de chegar ao local, o secretário afirmou à CNN ter confirmado apenas dois óbitos e dois feridos até o momento. Espera-se uma avaliação mais precisa assim que a equipe de resgate chegar ao local do desabamento.

Um antigo problema

O estado de Bolívar, região florestal localizada a sudeste do país, sofre há anos com a mineração ilegal de ouro e outros minerais. Nos últimos anos, essa atividade informal, muitas vezes mantida por grupos criminosos, cresceu drasticamente, até atingir o território do Parque Nacional Canaima, localizado na fronteira entre a Venezuela e o Brasil.

Ocorrências anteriores

O último grande desabamento em mina ocorreu em 8 de dezembro de 2023 na mina de ouro na Paraíba de San José de Wadamapa, na Gran Sabana, também localizada no estado de Bolívar, onde ocorreu o recente colapso da mina Bulla Loca. Na época, foi reportado um total de 10 mortes.

Contudo, organização não governamental SOS Orinoco, condena a periculosidade dessas atividades, alegando que a situação é pior do que os números oficiais. Em sua última publicação em X, a organização mencionava um desabamento semelhante que ocorreu no dia 12 de novembro, onde apenas feridos foram registrados, acrescentando que o número de mortos chega a 18 e 3 brasileiros ficaram feridos.

A recorrência destes incidentes destaca a necessidade urgente de ação por parte dos órgãos responsáveis. Assim como o aumento na segurança e fiscalização das atividades de mineração na região para prevenir mais perdas trágicas.

O Antagonista

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo