CVN BRASIL

Dezembro Vermelho: pessoas com HIV têm direito à isenção do Imposto de Renda

Neste mês, o Sistema Único de Saúde (SUS), órgãos e entidades públicas e algumas iniciativas privadas realizam a campanha Dezembro Vermelho, instituída pela Lei nº 13.504, em 7 de novembro de 2017, que tem como objetivo a prevenção ao HIV/AIDS e a outras infecções sexualmente transmissíveis. Além disso, a campanha também traz importantes alertas e informações aos portadores das doenças

A AIDS é causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) que ataca o sistema imunológico do portador. No Brasil, segundo o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde de 2020, cerca de 920 mil indivíduos vivem com o vírus e a maior concentração de casos está entre jovens de 25 a 39 anos. Contudo, a maior parte desses indivíduos ainda desconhece seus direitos garantidos por lei, como a isenção do imposto de renda.

Uma informação relevante é que as pessoas com HIV podem ter o benefício da isenção, mesmo que não apresentem sintomas da infecção, como garantido no inciso XIV, do artigo 6º, da Lei nº 7.713, de 1988. No entanto, o contador Gustavo Vieira, diretor contábil-fiscal da Rui Cadete Consultores, alerta que a isenção do imposto de renda se aplica apenas aos indivíduos que recebem aposentadoria ou pensão por morte.

“O objetivo da lei que garante essa isenção é promover melhores condições de vida para que essas pessoas possam levar o tratamento de forma mais tranquila e segura. Mesmo em casos do controle da doença ou em outros, em que o portador não manifesta sintomas, o benefício permanece, isso porque a justiça entende que esses indivíduos precisam de condições financeiras para viver dignamente e por isso, devem estar isento de pagar esse imposto”, explica Gustavo.

Pessoas infectadas pelo HIV recebem a prescrição do uso da medicação específica mesmo sem sintomas, isso porque, segundo Robinson Dias, presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte, o uso do coquetel contra a AIDS é recomendado para tentar impedir o desenvolvimento da doença. Assim, todos os portadores do vírus devem passar pelo tratamento e terão custos a mais inseridos em seus orçamentos.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo