Em Conceição, homens são detidos por criarem perfil falso para difamar pessoas nas redes sociais
Criminosos utilizavam uma página no Instagram para destruir a reputação de populares.

De acordo com a Delegacia local, os responsáveis pela conta do Instagram, identificada como “Vazadinho-PB”, estariam espalhando informações falsas sobre assuntos privados de populares da cidade e destruindo reputações.
Conforme informações policiais, uma das vítimas dos investigados está passando por problemas psicológicos e vivendo à base de remédios após ter tido seu nome citado em uma das postagens falsas.
Durante o cumprimento dos mandados judiciais, foram apreendidos os aparelhos utilizados para criação e gestão dos perfis, bem como uma arma de fogo (pistola) na casa de um dos alvos. Os suspeitos foram encaminhados à Delegacia, onde foram ouvidos e liberados para responder em liberdade. Se condenados, poderão responder por calúnia difamação, além de crimes cibernéticos e cyberbullying.
Entenda o caso
No início do mês de fevereiro de 2025, diversas pessoas, dentre elas crianças, adolescentes, mulheres e homens casados, passaram a procurar a delegacia local para relatar que uma página estaria divulgando na rede social noticias difamatórias de forma indiscriminada, o que acabava atingindo a reputação de tais pessoas.
Assim, iniciou-se um trabalho de investigação digital para o fim de identificar quem estaria por trás deste perfil e de outros que foram criados em seguida, bem como quem estaria enviando tais mensagens difamatórias. Após o uso de ferramentas modernas de investigação foi possível identificar que os perfis foram criados na cidade de Mauriti/CE e que as páginas eram administradas por um grupo de jovens de Conceição, sendo o seu líder um maior de idade e os demais adolescentes.
Modus operandi
O perfil, por meio de um de seus gestores, disponibilizava em seu story um link que levava o seguidor para o aplicativo Scret, onde este escrevia o seu texto difamatório de forma anônima. Em seguida um outro administrador compartilhava o texto do scret no story do Instagram, fazendo com que todos que acessem o perfil visualizassem a difamação.
É válido ressaltar que, em que pese os criadores e administradores da conta estejam identificados, as investigações não encerraram, pois todos aqueles que interagiram com a página através de postagens estão sendo identificados e futuramente podem se tornar investigados e vir a responder um processo criminal.