Encurralados: quase 600 políticos paraibanos estão com nome incluso em lista do TCU por contas rejeitadas
Quase 600 políticos paraibanos estão encurralados devido da rejeição das contas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A quantidade exata é de 576 nomes e contempla todos os gestores que tiveram suas contas julgadas irregulares, com trânsito em julgado nos últimos oito anos, isto é, a partir de 15 de novembro de 2012.
Em todo o país, a lista inclui o nome de mais de sete mil gestores. A relação disponibilizada pelo TCU tem o objetivo de facilitar o trabalho do TSE no processo de análise de registro de candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador.
O documento contendo o nome de políticos foi divulgada no início da semana depois que o ministro e presidente do TCU, José Mucio Monteiro, se encontrou com o presidente e ministro Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso.
O rol de políticos com contas rejeitadas pelo TCU é normalmente utilizado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) para impugnar candidaturas junto à Justiça Eleitoral. O prazo de registro vai até 26 de setembro. A maior parte da lista está concentrada na Região Nordeste, em que 2,9 mil pessoas tiveram as contas consideradas irregulares, seguida pelo Sudeste, com 1,6 mil.