EUA divulgam vídeo de incidente com drone no Mar Negro com cassa russo
Os militares dos Estados Unidos divulgaram imagens que dizem ser de uma interceptação insegura de um drone americano por um jato russo sobre o Mar Negro.
Os EUA alegaram na terça-feira que um caça russo Su-27 atingiu um de seus drones Reaper durante uma missão de vigilância e reconhecimento, forçando os operadores americanos a derrubá-lo em águas internacionais. A Rússia negou ter derrubado deliberadamente o veículo aéreo não tripulado.
O vídeo de 42 segundos, divulgado pelo Comando Europeu dos EUA, mostra o caça Su-27 se aproximando da parte traseira do drone MQ-9 e despejando combustível perto dele, no que autoridades dos EUA disseram ser uma aparente tentativa de cegar seus instrumentos ópticos.
O trecho divulgado também mostra a perda do feed de vídeo após outra manobra russa próxima, que o Pentágono disse ter resultado da colisão do jato russo com o drone. Termina com imagens da hélice danificada do drone, que o Pentágono diz ter resultado da colisão, tornando a aeronave inoperável.
A Rússia negou as acusações dos EUA de que seus jatos agiram de forma imprudente no que foi o primeiro incidente direto entre EUA e Rússia desde o início da guerra na Ucrânia no ano passado. Em vez disso, culpou “manobras precisas” do drone pelo acidente, alegando que seu jato não fez contato.