EUA flexibilizam uso de máscaras em ambientes fechados para vacinados
Os Estados Unidos relaxaram sua recomendação sobre o uso de máscaras em ambientes fechados para pessoas vacinadas contra a covid-19 na última quinta-feira (13), ao atualizar uma recomendação emitida pela primeira vez há mais de um ano, direcionada a um dos símbolos da pandemia.
“Se você está totalmente vacinado, não precisa mais usar máscara!”, declarou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, comemorando a notícia em um breve discurso televisionado no gramado da Casa Branca.
“Acho que este é um grande passo, um grande dia”, acrescentou, pedindo a todos os que ainda não foram vacinados que o fizessem sem demora.
Rochelle Walensky, diretora dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a principal agência federal de saúde pública do país, havia feito o anúncio pouco antes.
“Qualquer pessoa que esteja totalmente vacinada pode participar de atividades internas e externas, pequenas ou grandes, sem usar máscara ou [respeitar] a distância física”, declarou Walensky.
“Se você estiver totalmente vacinado, pode começar a fazer as coisas que tinha parado por causa da pandemia”, acrescentou em um comunicado.