CVN PARAIBA

Forças Armadas iniciam seleção de mulheres para o serviço militar voluntário nesta quarta (2)

As Forças Armadas iniciam nesta quarta-feira (2) a seleção para o serviço militar voluntário de mulheres que se alistaram para servir na Marinha, Exército e Aeronáutica. A cidade de Brasília será a primeira a receber as jovens alistadas para esta etapa do processo.

Este é o primeiro ano em que mulheres brasileiras podem se alistar voluntariamente para o Serviço Militar Inicial, uma possibilidade que antes era restrita aos homens. Estão aptas a se inscrever as mulheres nascidas em 2007, que completam 18 anos em 2025.

O processo de recrutamento para o Serviço Militar Inicial, que inclui tanto o alistamento obrigatório (para homens) quanto o voluntário (para mulheres), é dividido em cinco fases: alistamento, seleção geral, designação, seleção complementar e incorporação (ou matrícula).

A seleção inclui uma série de etapas, como entrevista, inspeção de saúde e testes físicos. As mulheres selecionadas serão incorporadas no 1º ou 2º semestre de 2026, em períodos que variam de 2 a 6 de março ou de 3 a 7 de agosto, com graduação de soldado para as candidatas ao Exército e à Aeronáutica, e marinheiro-recruta para a Marinha.

A seleção ocorre em 29 municípios de 13 estados, incluindo 1.465 vagas em Brasília. Embora o prazo para alistamento seja até 30 de junho, as interessadas podem se alistar presencialmente nas Juntas de Serviço Militar ou pelo site alistamento.eb.mil.br.

Após a incorporação, as jovens recrutadas prestarão o serviço militar temporário com os mesmos direitos e deveres que os homens. Para os homens, o alistamento continua sendo obrigatório, conforme estipulado pela Constituição Brasileira.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo