CVN BRASIL

Forças Armadas permitirão alistamento de mulheres em 2026

A partir de 2026, as mulheres também vão poder se alistar para atuar nas Forças Armadas brasileiras na carreira de soldado. A decisão inédita foi autorizada pelo ministro da Defesa, Múcio Monteiro.

O alistamento feminino, diferente do masculino, não será obrigatório. De acordo com a Defesa, o alistamento será de forma voluntária e deve ser permitido às mulheres que completarem 18 anos em 2025. O modelo de atuação será semelhante ao serviço militar masculino.

Atualmente as vagas para soldado são, em maioria, destinadas ao Exército (75 mil), acompanhado da Aeronáutica (7.000) e da Marinha (3.000). Deste total, o Ministério da Defesa quer 25% reservado às mulheres.

O serviço militar tem duração de 12 meses prorrogáveis até o limite de 96 meses. O jovem ingressa como soldado e, com o tempo máximo permitido, pode deixar a Força como 3º sargento.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo