MUNDO

Gasoduto na Rússia, que leva gás à Europa, explode e deixa mortos

Uma explosão em uma seção de um duto no Oeste da Rússia que leva gás natural à Europa deixou três mortos, nesta terça-feira (20), mas não afetou os embarques para exportação, afirmaram autoridades. As autoridades regionais disseram que três funcionários morreram durante trabalhos de reparação em uma seção do duto de Urengoy-Pomary-Uzhhorod, na região da Chuváchia.

Além dos três trabalhadores mortos, outro ficou ferido com a explosão. O gasoduto parte de um campo do gás na Sibéria, cruza a Ucrânia e segue até a Europa, em uma das principais rotas para as exportações de gás russo para os países da União Europeia.

O governador da província da Chuváchia, Oleg Nikolayev, disse que não estava claro quanto tempo levará para reparar a seção afetada pela explosão, mas que o gasoduto “garante o bombeamento de gás para os países europeus”.

Já o braço regional da gigante russa Gazprom afirmou que os volumes de gás transportados não foram afetados, já que o embarque continuou por ramais paralelos.

Os serviços de emergência russos conseguiram apagar o incêndio, disse o Comitê Estadual de Emergência da República de Chuvashia.

– Foi estabelecido que a explosão ocorreu durante os alertas planejados em uma seção do gasoduto subterrâneo Urengoy–Pomary–Uzhhorod com um diâmetro de 1.420 mm – afirmou a entidade em comunicado.

Esse gasoduto cruza a fronteira ucraniana na estação de Sudzha, na região russa de Kursk, e é atualmente a única rota para o fornecimento de gás russo à Europa via Ucrânia.

Após a explosão, os preços do gás na Europa subiram para valores próximos dos US$ 1,2 mil por mil metros cúbicos, segundo a bolsa ICE de Londres.

EFE e AE

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo