MUNDO

Gaza: Rússia e China vetam cessar-fogo proposto pelos Estados Unidos

A Rússia e a China votaram, nesta sexta-feira (22/3), contra a proposta de cessar-fogo no conflito humanitário entre Israel e o grupo extremista Hamas enviada pelos Estados Unidos (EUA) ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Na resolução, o governo norte-americano propôs o “cessar-fogo imediato ligado à libertação de reféns”. O texto recebeu 11 votos a favor. No entanto, China, Rússia e Argélia votaram contra, e a Guiana se absteve na votação.

Como os chineses e russos são membros-permanentes do Conselho de Segurança da ONU, eles têm poder do “veto”. Ou seja, mesmo com maioria dos votos favoráveis à resolução dos norte-americanos, caso um país permanente vote contra, a decisão não é aceita pelo

A resolução dos EUA no Conselho de Segurança
Um dos cinco países que têm poder de veto, os EUA barraram seis resoluções para determinar um cessar-fogo na região da Faixa de Gaza que iam contra a vontade de Israel. Mas, nesta quinta (21/3), Washington mudou a postura em relação à guerra no Conselho de Segurança.

E, no mesmo dia, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, apresentou projeto de resolução para o conflito no Oriente Médio, que, até o momento, ceifou a vida de 32.430 palestinos e 1.139 israelenses.

Confira alguns pontos da resolução:

“cessar-fogo imediato”;
“salienta apoio à utilização da janela de oportunidade criada por qualquer cessar-fogo para intensificar os esforços diplomáticos e outros destinados a criar as condições para uma cessação sustentável das hostilidades e uma paz duradoura”;
“reitera a sua exigência de que todas as partes no conflito cumpram as suas obrigações ao abrigo do direito internacional”;
“enfatiza a necessidade urgente de expandir o fluxo de assistência humanitária aos civis em toda a Faixa de Gaza”;
“rejeita qualquer deslocação forçada da população civil em Gaza, em violação do direito internacional”;
“reitera o seu pedido de que o Hamas e outros grupos armados concedam imediatamente acesso humanitário a todos os reféns restantes”.

Metrópoles

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo