Gaza tem labirinto subterrâneo que o Hamas diz ser maior que metrô de SP
A promessa israelense de “eliminar o Hamas e destruir suas capacidades militares e políticas” é considerada complexa – e isso ajuda a entender o impasse sobre entrar por terra em Gaza, apesar das tropas e posição de ataque.
A faixa de Gaza tem só 41 km de comprimento e 10 km de largura. Mas esse terreno cresce quando se leva em conta lado obscuro do território.
É muito difícil avaliar o tamanho do “Metrô de Gaza”, como Israel chama a rede de túneis em constante construção na região e sob domínio do Hamas.
Após combates em 2021, forças militares israelenses disseram ter destruído mais de 100 km de túneis em ataques aéreos. O Hamas, no entanto, disse que os seus túneis se estendiam por 500 km e que apenas 5% haviam sido atingidos.
O maior metrô do Brasil, em São Paulo, tem pouco mais de 100km, para efeito de comparação.
“O risco da rede de túneis é que ela vai permitir que os defensores do Hamas se movam pelo campo de batalha enquanto estão escondidos e protegidos de ataques”, explicou à BBC News Brasil David Betz, professor de Guerra no Mundo Moderno na universidade Kings College de Londres.