O governo Lula (PT) veiculou no ano passado anúncios publicitários de ao menos R$ 3,6 milhões durante o programa de Carlos Roberto Massa, o Ratinho, do SBT. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.
Segundo a publicação, a cifra é a maior distribuída em 2023 para as atrações de auditórios, à frente do Domingão com Huck, que recebeu propagandas superiores a R$ 2,4 milhões, Encontro (R$ 2,1 milhões), Silvio Santos (R$ 1,8 milhão) e Hora do Faro (R$ 1,4 milhão).
Em 2020, ao compartilhar nas redes sociais texto sobre propaganda do governo Jair Bolsonaro no Ratinho, o atual chefe da Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência, ministro Paulo Pimenta (PT-RS), escreveu que “Goebbels morreria de inveja” —em uma referência a Joseph Goebbels, ministro da propaganda nazista.
Em outra publicação do mesmo ano, Pimenta chamou de “mamatinha” o valor pago pela gestão Bolsonaro a Ratinho para divulgar a reforma da Previdência.
“Eu tenho uma opinião pessoal sobre isso. Agora, eu estou aqui na condição de Secom. Isso é uma relação institucional. O que eu gosto ou não gosto das pessoas não pode interferir na decisão institucional da aplicação do recurso público”, disse o ministro à Folha sobre as críticas do passado.
“Quem propõe plano de mídia são as agências. Por exemplo, a campanha de recadastramento do Bolsa Família. Qual é o público que eu quero atingir? É o público do C, D e E, eu não vou botar na GloboNews. Entre os programas de auditório, [Ratinho] é o que tem maior audiência nesse público”, afirmou.