Gravações revelam como Caboclo se referia a funcionários da CBF e até Fifa
As denúncias de assédios sexual e moral a uma funcionária da CBF que culminaram no afastamento do então presidente Rogério Caboclo não eram os únicos problemas de relacionamento do cartola com prestadores de serviço da entidade. Um novo áudio obtido com exclusividade pelo ESPN.com.br confirma os diversos relatos que já apontavam para um tratamento fora do tom, envolvendo ofensas e xingamentos ao citar pessoas que ainda trabalham na sede da confederação.
Em mais uma conversa captada na sala de Rogério Caboclo em julho de 2018, assessores, sem saberem da gravação, comunicam ao então mandatário eleito sobre a realização de um “media day” (dia com entrevistas, gravações e orientações à imprensa) que apresentaria o VAR para a disputa da Copa do Brasil daquele ano. Ao ser informado das presenças do então responsável pelo VAR, Sérgio Corrêa, do instrutor Manoel Serapião e do diretor de arbitragem à época, Coronel Marinho, Caboclo dispara: “Treina esses filhos da p…”.
Minutos depois, seguindo a conversa, seus assessores destacam o trabalho de comunicação da Fifa com a ferramenta do árbitro de vídeo. “A Fifa adotou um negócio, Rogério, que eu acho que é interessante. A Fifa bancou um discurso do que eles querem. ‘E o VAR? Foi perfeito’. (…) ‘Os juízes? Foram ótimos’. Eles não piscam, não piscam. Isso é uma lição desse processo”, diz um dos assessores, valorizando a assertividade da federação internacional ao responder sobre o VAR.