Hugo Motta oferece cargo ao PT na chapa para comandar a Câmara Federal
O PT poderá escolher qual cargo vai querer na composição da Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2025-2026. O partido é considerado estratégico pelos pré-candidatos à presidência da Câmara e está sendo cortejado por candidaturas opostas. A informação está no blog do jornalista Gerson Camarotti, do G1 e da GloboNews.
O deputado federal paraibano Hugo Motta, líder do Republicanos e candidato do presidente Arthur Lira (PP-AL), oferece a Primeira Secretaria da Casa ao PT. A função é como se fosse uma prefeitura da Câmara e é responsável pelos contratos de manutenção da Casa.
Já Elmar Nascimento (BA), líder do União Brasil e candidato ao comando da Câmara, está oferecendo ao presidente Lula que seu partido fique com a primeira vice-presidência. O primeiro vice é o substituto eventual do presidente e fica responsável também pela aprovação dos requerimentos de informação enviados ao governo federal.
A federação do PT, composta também pelo PCdoB e pelo PV, reúne 80 deputados. É a segunda maior bancada da Câmara, depois do PL, com 92. O regimento da Câmara prevê que a escolha dos cargos da Mesa Diretora se dá pela proporcionalidade do maior bloco formado para a eleição.