Itaporanga realiza a oitava conferência Municipal de Assistência Social
A Prefeitura Municipal de Itaporanga, através da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou nessa terça-feira, dia 24 de agosto a VIII conferência Municipal de Assistência Social, sendo essa uma iniciativa do Conselho Municipal de Assistência Social, com o tema “Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar a desigualdade e garantir proteção social”. A conferência reuniu lideranças ligada a várias esferas da nossa sociedade, segundo o Prefeito institucional Divaldo Danta isso fortaleceu ainda mais o debate, enriquecendo assim as propostas tratadas. Podemos contar com o poder legislativo, a presidente da câmara de vereadores Isabele Mendes e o vereador Bebeto Jerônimo, secretários municipais das diversas pastas, usuários da Política de Assistência Social, trabalhadores do SUAS e comunidade em geral, que debateram e apresentaram propostas a fim de promover melhorias nas políticas de Assistência Social do nosso Município.
Segundo a Secretaria de Assistência Social, Calina Dantas, a Conferência Municipal aconteceu em um momento preciso, onde o atual cenário econômico e social é totalmente desfavorável a nível municipal, estadual e federal, com isso se faz importante a elaboração de propostas e debates a fim de construirmos planos consistentes para o futuro da Assistência Social assegurando assim os direitos da nossa população.
Após a abertura oficial houve os pronunciamentos da presidente do CMAS Simone Modesto, da secretária municipal de Assistência Social Calina Dantas e do prefeito Divaldo Dantas.
Para abrilhantar o evento houve a apresentação cultural com o grupo de adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Dando continuidade houve a palestra magna, Breno Castro e após, os participantes tiveram a oportunidade de avaliar a oferta de serviços, programas e benefícios sociais da Política de Assistência Social e deliberaram propostas a serem implementadas a nível municipal, estadual e federal, referente aos 05 eixos que foram trabalhados nos grupos.
EIXO 1 – A proteção social não contributiva e o princípio da equidade no enfrentamento das desigualdades sociais.
EIXO 2 – Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos
EIXO 3 – Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários
EIXO 4 – Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e articulação entre os serviços, benefícios e transferência de renda como garantia de proteção social.
EIXO 5 – Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.
Na oportunidade foram eleitos os delegados para representarem o Município na Conferência Estadual de Assistência Social deste.