CVN PARAIBA

Jeová parabeniza assinatura de contrato de empréstimo e defende que recursos sejam direcionados aos agricultores do semiárido e sertão

O anúncio, essa semana, da assinatura de um contrato de empréstimo com Banco Mundial, no valor de US$ 50 milhões, que serão destinados ao Projeto Paraíba Rural Sustentável, executado pelo ProjetoCooperar, para beneficiar agricultura familiar, recebeu elogios do deputado estadual Jeová Campos (PSB). O parlamentar, autor da propositura que criou a Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar na ALPB, disse que o governador João Azevedo está de parabéns e lembrou que essa luta foi iniciada pelo ex-governador Ricardo Coutinho.

“A assinatura deste contrato, que garantirá investimentos na agricultura familiar, é um avanço e tanto e é de extrema importância para a Paraíba”, disse o parlamentar. Para Jeová, no entanto, o governo deve destinar os recursos para a agricultura familiar, sob a coordenação da Secretaria de Agricultura Familiar que é, segundo o deputado, o espaço mais apropriado para elaboração de políticas públicas para o setor.

Ainda de acordo com o parlamentar, esses recursos do Cooperar precisam ser direcionados, de forma prioritária, para os agricultores excluídos, por anos e mais anos, especialmente, os do semiárido que ficaram fora do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola- FIDA, que atendeu o Curimataú, a região do Cariri, mas, não atingiu o sertão, nem o semiárido. “Com esse novo empréstimo, é preciso que o governo faça políticas compensatórias e tenha, assim, um olhar atento para os agricultores destas regiões”, finalizou o parlamentar.

Segundo divulgação do Governo da Paraíba o empréstimo beneficiará mais de 117 mil famílias paraibanas que trabalham com a agricultura familiar. Serão quase R$ 300 milhões que serão utilizados na base da economia, para fortalecer o homem do campo, para fortalecer essa microeconomia que gera tantos empregos e, acima de tudo, a agricultura familiar. Durante os próximos seis anos, haverá desembolso de U$ 9 milhões por ano em projetos que vão desdeabastecimento d’água a dessalinizadores, a arranjos produtivos locais, gerando renda e emprego para muita gente. No dia 19 de março, no Teatro Paulo Pontes, do Espaço Cultural, o governo fará o lançamento do Projeto Paraíba Rural Sustentável.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo