João Azevêdo é submetido a procedimento de cateterismo cardíaco
O governador João Azevêdo será submetido, nesta quinta-feira (15), a um procedimento de cateterismo cardíaco no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita. Em nota à imprensa, a Fundação Paraibana de Gestão em Saúde explicou que o procedimento foi previamente programado para fins de diagnóstico e solicitado pelo médico Fúlvio Soares Petrucci.
João Azevêdo den entrada no hospital por volta das 13h e um boletim médico deve ser emitido no fim da tarde. A expectativa é que ele fique em observação por 24 horas.
O cateterismo é um exame da cardiologia no qual é possível diagnosticar obstruções nos vasos sanguíneos, bem como outros problemas estruturais do coração, aperfeiçoando o diagnóstico das doenças que acometem esse órgão.
É um exame invasivo e, em geral, realizado com o paciente sedado. Através da introdução de um cateter nas artérias do braço ou da perna, conduzido até o coração com a ajuda de contraste e de recursos de Raio X, o médico visualiza os vasos sanguíneos, identifica possíveis obstruções, afere pressões do órgão e identifica doenças estruturais.