CVN PARAIBA

João Azevêdo inaugura primeira Oficina Ortopédica da Paraíba para confecção de órteses e próteses

O governador João Azevêdo inaugurou, nesta terça-feira (11), na Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), em João Pessoa, a primeira Oficina Ortopédica da Paraíba, denominada Leila Denise Moura Maia Rabelo, que vai produzir órteses e próteses de forma gratuita para atender a demanda de muitos paraibanos que necessitam desses tipos de aparelho para mobilidade e funcionalidade nas tarefas cotidianas. A construção do prédio e a aquisição de equipamentos representam investimentos que somam recursos superiores a R$ 1,5 milhão.

A oficina ortopédica terá capacidade para fornecer 500 órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPM) mensais, devendo atender em torno de 1000 pessoas por mês, quando estiver em pleno funcionamento. A unidade contará com profissionais como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e técnicos ortesistas e protesistas, dentre outros profissionais, para realizar a dispensação, a confecção, a adaptação e a manutenção das OPMs.

No espaço, serão confeccionadas órteses tornozelo-pé, próteses transtibial, próteses tranfemoral, palmilhas ortopédicas, coletes, muletas canadenses, muletas axilares, bengalas, adaptações para cadeira de rodas (assentos e encostos) e órteses de baixa temperatura para membro superior, dentre outras.

Na ocasião, o governador João Azevêdo ressaltou o alcance social da oficina ortopédica, que disponibilizará equipamentos modernos para quem precisa do atendimento no serviço público. “Essa é mais uma ação que representa inclusão e fará a diferença na vida de muitas pessoas porque esse espaço irá oferecer um serviço especializado e também preparará mão de obra qualificada, com o uso de tecnologia de ponta, com impressão 3D, promovendo qualidade de vida e levando políticas públicas para quem mais precisa”, frisou.

Ele também evidenciou os avanços na rede de saúde do estado com programas que têm salvado vidas de paraibanos. “Em um mês, o Coração Paraibano já realizou 268 procedimentos de urgência e 450 agendamentos. Apenas este ano, o Opera Paraíba já realizou mais de 7.700 cirurgias eletivas, os nossos programas servem de modelo para outros estados porque aqui o SUS realmente funciona”, acrescentou.

O secretário de estado da Saúde, Jhony Bezerra, destacou a importância do investimento para atender a população com deficiência. “Esse é um equipamento que produz tecnologia, ciência e será a primeira oficina ortopédica do Brasil a utilizar a impressão 3D e, em breve, estaremos entregando a oficina ortopédica de Sousa, outro marco na regionalização da saúde”, disse.

Neste primeiro momento, a Funad promoverá o curso de formação dos profissionais em parceria com a Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP) e Núcleo de Tecnologia Estratégica em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O local conta com salas de Molde Coletes e Próteses, Tapeçaria/Costura, Gesso, Prova, Treinamento de Marcha, Modelagem e Confecção, Terapia Ocupacional e consultório.

A presidente da Funad, Simone Jordão, destacou o trabalho integrado do governo para garantir acesso e políticas públicas às pessoas que mais precisam de atenção. “Não tenho dúvida de que seremos modelo na política de órtese e prótese no Brasil. Esse equipamento vai funcionar de forma gradativa para garantir a autonomia das pessoas com deficiência e aqui trabalharemos com eficiência, inovação e expertise. Eu aproveito esse momento para também agradecer ao governador pela autorização das obras de reforma da Funad, um investimento superior a R$ 4 milhões”, pontuou.

Paciente da Funad, Jaime Azevedo comemorou a abertura da oficina ortopédica. “Eu agradeço ao governador pela sensibilidade que resulta em dignidade para as pessoas com deficiência. A fábrica antes era um sonho e hoje é realidade e me dará liberdade e autonomia porque em breve estarei andando com minhas próprias pernas, mudando a minha vida e a de muitas pessoas”, comentou.

O deputado estadual Felipe Leitão, autor da propositura que denomina de Leila Denise Moura Maia Rabelo a oficina ortopédica de João Pessoa, parabenizou a ação do governo. “Esse é um marco para a gestão e para o estado e representa mais uma política pública de um governo que tem coração e sensibilidade de trabalhar por quem mais precisa na Paraíba”, observou.

O vice-governador Lucas Ribeiro; os deputados estaduais João Gonçalves e Eduardo Carneiro; o prefeito em exercício e presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley; os vereadores Zezinho do Botafogo e Marmuthe Cavalcanti; e auxiliares da gestão estadual, a exemplo de Pollyanna Dutra (Desenvolvimento Humano); Nonato Bandeira (Comunicação Institucional); e Simone Guimarães (superintendente da Suplan) estiveram presentes à solenidade.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo