Destaque

Justiça Eleitoral se prepara para as eleições municipais e Paraíba tem mais de 3 milhões de eleitores

Com a proximidade  do 1º turno das Eleições Municipais de 2024, faltando apenas 29 dias, a Justiça Eleitoral intensifica os preparativos para garantir uma votação tranquila e segura no próximo dia 6 de outubro. Ao todo, 155.912.680 eleitores brasileiros estão aptos a votar para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em 5.569 cidades do país. Na Paraíba, 3.225.826 eleitores estão prontos para exercer seu direito de voto, representando 2,06% do eleitorado nacional.

Na Paraíba, as mulheres compõem a maioria do eleitorado, com 1.697.116 eleitoras, e mais de 1.940.000 eleitores são solteiros. O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) já julgou 7.257 dos 10.165 pedidos de registro de candidaturas, com 6.996 candidaturas deferidas até o momento. Os eleitores votarão em 10.640 seções, distribuídas em 1.855 locais de votação em todo o estado.

Nacionalmente, o eleitorado também é predominantemente feminino, com destaque para a faixa etária entre 25 e 44 anos. Em relação a 2020, houve um aumento de 5% no número de votantes, tornando esta eleição a maior municipal da história do Brasil. Outro dado relevante é o crescimento de 12% na participação de eleitores com 70 anos ou mais e de 25% entre pessoas com deficiência.

Se houver um 2º turno nas cidades com mais de 200 mil eleitores, a nova votação ocorrerá no dia 27 de outubro. Até lá, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os Tribunais Regionais Eleitorais seguem mobilizados para garantir o bom andamento das eleições com a colaboração de mais de 20 mil servidores e milhares de mesários.

As estatísticas, o número de pessoas envolvidas e os preparativos ressaltam a complexidade e a abrangência das Eleições Municipais de 2024, que contarão com a participação ativa de milhões de brasileiros. Vale ressaltar que, até a realização do pleito, os números podem mudar, pois as estatísticas somente serão consolidadas após as eleições

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo