LIVRES DA COVID? No Vale do Piancó apenas Pedra Branca e Santana de Mangueira não têm casos confirmados do novo coronavírus
Na última quinta-feira (18), completou três meses desde que foi registrado o primeiro caso de Covid-19 no estado, no dia 18 de março. O primeiro óbito foi comunicado no dia 31 do mesmo mês.
Fazendo um recorte dos últimos trinta dias é possível observar que os números de casos confirmados cresceram 563%, e o número de mortes no estado triplicou, crescendo por volta de 237%.
Das 223 cidades a Paraíba registra casos confirmados da doença em 213 delas, isso é 95,51% das cidades; 10 municípios até agora estão livres do vírus.
A Região Metropolitana de João Pessoa, que contém 12 cidades, ainda é a que tem mais casos confirmados de Covid-19 no estado, o que corresponde a 46,1% dos casos. A capital concentra o maior número.
Apesar do grande número de casos confirmados no estado, a Paraíba apresenta a menor taxa de mortalidade pelo Coronavírus do Nordeste. De acordo com o último levantamento feito pela fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), a Paraíba ocupa o ranking regional com 2,3% de letalidade, que inclusive está abaixo da média nacional, que é 5,05%.
De acordo com os dados divulgados pela da Secretaria de Estado da Saúde (SES) na noite desta sexta-feira (19), a Paraíba registra até agora 35.093 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus. O número de mortes chegou a 724.
As cidades sem casos são: Algodão de Jandaíra, Monte Horebe, Ouro Velho, Pedra Branca, Poço Dantas, Poço de José de Moura, Prata, Santana de Mangueira, São Domingos e São José de Princesa.
A maioria destes municípios que não possuem casos confirmados estão em regiões de divisas, que dessa forma acabam sendo beneficiados por conta de ações que estão sendo feitas nos estados vizinhos, na tentativa de evitar o fluxo de pessoas, assim a região acaba sendo protegida de uma certa forma.
A dúvida fica no ar. Será que as cidades destacadas no mapa estão livres da Covid-19? É difícil saber se essa proteção irá continuar existindo, pois, apesar dela existir hoje, estes municípios possuem grandes incidências de contaminação; pelo fato de que as pessoas que residem neles precisam se deslocar da cidade para poder realizar algumas atividades essenciais como por exemplo consultas médicas, compras ou até mesmo trabalho.
Apesar das 35.093 pessoas que já contraíram a doença no estado, 9.366 já se recuperaram, e até esta sexta-feira (19), 99.593 testes diagnóstico da covid-19 já foram realizados na Paraíba.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba