CVN BRASIL

Lula corta 24% do orçamento militar brasileiro e Exército alerta sobre vulnerabilidade

O Exército Brasileiro alertou o governo federal que a redução de 24% no orçamento militar nos últimos cinco anos compromete a capacidade de defesa do país. Projetos estratégicos, como o cargueiro KC-390 da Embraer e a modernização dos blindados Guarani, estão sendo afetados, deixando o Brasil cada vez mais exposto a ameaças externas em um cenário de crescente militarização global.

Enquanto os investimentos militares crescem no mundo todo, o Brasil segue na contramão. Em 2024, os gastos globais em defesa atingiram um recorde de US$ 2,5 trilhões, impulsionados por tensões geopolíticas como a guerra na Ucrânia e a disputa entre China e Taiwan. Já na América do Sul, a Venezuela tem intensificado sua presença militar na fronteira, aumentando a preocupação das Forças Armadas com a soberania nacional.

Portal Novo Norte

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo