Lula é um socialista com “vocação totalitária”, diz Javier Milei
O candidato à Presidência da Argentina, Javier Milei, disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “não é apenas um socialista”, mas sim “alguém que tem vocação totalitária”. Declarações foram em entrevista à revista britânica The Economist.
Milei venceu as primárias argentinas, realizadas em 13 de agosto, e lidera as pesquisas eleitorais para o pleito de 22 de outubro. Se ganhar a eleição, o político de direita disse que não teria nada o que conversar com Lula e com o presidente do Chile, Gabriel Boric, a quem ele chamou de “comunista”.
Por outro lado, falou que “não teria nenhum problema em sentar com o [Luis] Lacalle Pou [Uruguai], não teria nenhum problema em sentar com o presidente do Paraguai [Santiago Peña], não teria nenhum problema em sentar com o presidente do Equador, com o [Guillermo] Lasso. Eu não teria nenhum problema em me sentar com o presidente dos Estados Unidos [Joe Biden], obviamente”.
Há o temor de que o candidato da coligação “La Libertad Avanza”, se assumir a Casa Rosada, tente tirar a Argentina do Mercosul. O movimento, porém, foi negado pela economista Diana Mondino, que possivelmente comandará o Ministério das Relações Exteriores em caso de vitória de Milei. Em entrevista ao Globo, ela disse que a ideia é modernizar o Mercosul, não abandoná-lo.
Poder 360