CVN POLITICA

“Lula está se esforçando muito para perder” a reeleição, diz advogado aliado do presidente em carta

O advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, um dos nomes mais próximos do PT no meio jurídico, elaborou uma carta em que faz um diagnóstico do terceiro mandato de Lula e diz que o atual presidente está se esforçando para perder a eleição de 2026 e “vai conseguir”.

Kakay também afirma no texto que Lula “está isolado, capturado e não faz política” e “não recebe mais os velhos amigos políticos”. Foi na casa do advogado que o petista comemorou a sua diplomação como presidente em 12 de dezembro de 2022.

“O Lula do terceiro mandato, por circunstâncias diversas, políticas e principalmente pessoais, é outro. Não faz política. Está isolado. Capturado. Não tem ao seu lado pessoas com capacidade de falar o que ele teria que ouvir. Não recebe mais os velhos amigos políticos e perdeu o que tinha de melhor: sua inigualável capacidade de seduzir, de ouvir, de olhar a cena política”, escreveu Kakay em carta enviada a membros do governo e divulgada posteriormente por ele.

O advogado prossegue no texto: “Outro dia alguns políticos me confidenciaram que não conseguem falar com o Presidente. É outro Lula que está governando”..

Para Kakay, perder uma reeleição é muito difícil. Ele cita o caso de Jair Bolsonaro e diz que o ex-presidente só foi derrotado porque era “inepto”.

“Com a extrema direita crescendo no mundo e, evidentemente aqui no Brasil, o quadro é muito preocupante. Sem termos o Lula que conhecíamos como presidente e sem ele ter um grupo que ele tinha ao seu redor, corremos o risco do que parecia impossível: perdermos as eleições em 2026. Bolsonaro só perdeu porque era um inepto. Tivesse ouvido o Ciro Nogueira (então ministro da Casa Civil) e vacinado, ou ficado calado sem ofender as pessoas, teria ganho com a quantidade de dinheiro que gastou. Perder uma reeleição é muito difícil, mas o Lula está se esforçando muito para perder. E não duvidem dele, ele vai conseguir”, afirma.

O advogado ainda diz que Lula não criou um grupo ao seu redor de onde poderia sair o seu sucessor. Kakay elogia o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

“Não foi feito um grupo ao redor do presidente, que se identifique com ele e de onde sairia o sucessor político natural, o ‘grupo’ do Lula a gente sabe quem é. E certamente não vai tirá-lo do isolamento. Ele hoje é um político preso à memória do seu passado. E isolado. Quero acreditar na capacidade de se reencontrar. Quem se refez depois de 580 dias preso injustamente, pode quase tudo. E nós temos o Haddad, o mais fenomenal político desta geração em termos de preparo. Um gênio. Preparado е pronto para assumir seu papel”.

Por O Globo

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo