Conecte-se agora

CVN PARAIBA

Mais de 30% das ligações feitas para o Samu foram trotes

Publicado

em

Cerca de 30% das ligações atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no primeiro semestre de 2018 foram trotes. O balanço dos registros feitos de janeiro até junho deste ano na Central de Regulação do Samu, através do número 192, aponta que foram recebidas 182.865 ligações, das quais 57.402 eram trotes. Em comparação com o primeiro semestre de 2017 o número apresenta uma leve redução – na ocasião o número registrado foi 36%. No entanto, ainda preocupa por comprometer a agilidade do serviço à população.

Na maioria das vezes, o trote é reconhecido ainda no processo de atendimento por telefone, casos em que as ambulâncias não são liberadas pela Central de Regulação. Quando o usuário é convincente, o trote só é descoberto quando o veículo chega ao local indicado na ligação. Nesses casos, as ambulâncias acabam sendo ocupadas por cerca de 40 minutos, tempo em que poderiam estar atendendo solicitações reais.

A coordenadora do Samu, Érika Rivenna, explica que, ao ocupar uma linha de emergência, a pessoa que realiza trote impossibilita o socorro de alguém que realmente precisa de ajuda. “Em casos de maior urgência, como um ataque cardíaco ou acidente de trânsito grave, segundos podem fazer toda a diferença para salvar a vida do paciente e, quando destinamos uma unidade para realizar um atendimento que é trote, estamos ocupando um serviço que pode deixar de estar atendendo outra pessoa em risco de morte”, alerta.

Crime – O trote aos serviços de emergência é um crime previsto no Código Penal. Quando identificado, o autor é enquadrado no artigo nº 340 do Código Penal: falsa comunicação de crime ou de contravenção, cuja pena é detenção de um a seis meses ou multa.

Destino dos pacientes – O Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena recebe 28% dos pacientes atendidos pelo Samu. Outros 22% são atendidos no local da ocorrência.

Em seguida está o Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma), com 12%, sendo 5% referentes a casos de psiquiatria, atendidos no Pronto Atendimento de Saúde Mental (PASM), que funciona na unidade hospitalar. Já as três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), representam 6%.

Estrutura – O Samu disponibiliza sete motolâncias, sete unidades de saúde básica (USB) – que socorre casos de gravidade moderada, e quatro unidades de saúde avançada (USA) – para casos mais graves. Há ainda outras quatro USB dos municípios de Bayeux, Santa Rita, Conde e Cabedelo.

CVN PARAIBA

Romero confirma concurso público na PMCG em 2019

Publicado

em

Estarei me reunindo com os secretários para verificar as demandas de vagas e ver a possibilidade de já agora, em 2019, realizarmos concurso público – A declaração é do prefeito de Campina Grande, Romero Rodriguers, do PSDB

O gestor disse que deverá se reunir com seu secretariado para verificar onde há maiores demandas. O número de vagas e a remuneração, conforme Romero, ainda serão estudados.

 

Redação

 

Continue Lendo

CVN PARAIBA

Paraibano que matou tio e primos na Espanha é condenado a prisão perpétua

Publicado

em

O paraibano François Patrick Nogueira Gouveia, acusado de matar tio e primos na Espanha, foi condenado a prisão perpétua. Patrick matou o tio, Marcos Campos Nogueira, e dos dois primos, em Pioz, na Espanha.

Pela morte da tia, Janaína Américo, o jovem foi condenado a 25 anos de prisão pela morte da tia. A sentença foi lida nesta quinta-feira (15), pela juíza Maria Elena Mayor Rodrigo, segundo a agência AFP. Após seis dias de julgamento na Espanha, Patrick foi considerado culpado em júri popular no dia 3 de novembro.

Ainda de acordo com a AFP, Patrick teve pena máxima no Código Penal espanhol, e esta só poderá ser revista após o cumprimento de 25 anos da sentença, de acordo com a decisão lida pela presidente do tribunal de Guadalajara.

Patrick Nogueira está preso na Espanha desde outubro de 2016, quando se entregou às autoridades espanholas e confessou ter matado os tios e dois primos, de 1 e 4 anos de idade, em um chalé na pequena cidade de Pioz em agosto de 2016. Desde então, o acusado e réu confesso seguia aguardando julgamento.

 

PB Agora

Continue Lendo

CVN PARAIBA

Suspeito de assalto morre ao capotar veículo em perseguição policial na PB

Publicado

em

Um homem suspeito de realizar um assalto morreu na tarde desta quinta-feira (15), na PB-032, depois de capotar o carro durante uma perseguição policial. De acordo com a Polícia Civil, ele é suspeito de ter roubado uma caminhonente, no bairro dos Bancários, junto com outro comparsa, em frente a uma construção civil.

A vítima de assalto registrou o crime na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos, que acionou a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Quando a caminhonete, com as características repassadas pelo proprietário, passou em frente ao posto da PRF de Mata Redonda, os agentes pediram que parasse, mas ele desobedeceu e seguiu.

Em seguida, começou a perseguição policial. O suspeito entrou na PB-032 em alta velocidade e acabou caindo em um buraco, quando perdeu o controle, bateu em algumas árvores e capotou o carro.

Quando os policiais chegaram ao local do acidente, o suspeito já estava morto e sozinho no veículo. O Corpo de Bombeiros foi acionado ao local para fazer a retirada do corpo das ferragens e a Polícia Civil foi chamada para fazer a perícia.

As investigações da Polícia Civil continuam para saber quem era o outro assaltante e saber se o homem que morreu era mesmo um dos suspeitos de roubarem a caminhonete.

Redação com G1

 

Continue Lendo

ARMAZÉM PARAIBA

LG NET

ASSEMBLÉIA DA PARAIBA

JORNALISMO VERDADE

MERCADINHO ALVINO

CEMACO DE DR MARCINHO

JORNAL DA BOA NOVA FM

TV CVN: A TV DO VALE DO PIANCÓ

Em Alta

Hospedado por ServerPro